Blog

DOC: Os fãs da Calypso são mal-educados?

Matéria dá início a série de postagens críticas do Calypseiros. 


DA REDAÇÃO - Fã é assim mesmo: Grita, chora, pula, berra, canta. A emoção corre nas veias, certo? Certíssimo! Fã que é fã não se controla ao estar ao lado do seu ídolo: Abraça, beija e quando gruda não quer soltar mais. Com os fãs da Banda Calypso não é diferente. Autodenominados "Calypseiros", eles viajam quilômetros para ver Joelma e Chimbinha nos quatro cantos do país. Dormem em filas, passam horas e até dias sem comer e como se não fosse o suficiente, as loucuras que essa galera faz não está escrito. Escalar paredes de prédios e subir na roda do ônibus são algumas delas. 

Chimbinha declarou recentemente que, diferente do que foi postado no blog de um apresentador nordestino, ele e Joelma adoram essas coisas que nós, fãs, fazemos e que são gratos por tudo isso. O problema é que a consciência tem que partir dos fãs, e não deles. Vamos parar para analisar: Joelma e Chimbinha viram a noite cantando, dançando e tocando pra milhares de pessoas, coisa que eles adoram fazer. Porém, ninguém é de ferro. Uma hora bate o cansaço e eles precisam descansar um pouco. E justamente nesse momento, quando o casal desce do carro para entrar no hotel, se deparam com no mínimo 100 pessoas em uma aglomeração gritante na frente do hotel. É claro que quase sempre eles são simpáticos com os fãs que estão ali esperando eles, mas o cansaço às vezes fala mais alto. Joelma tem um desgaste físico enorme depois de termina um show, e além disso, tanto ela como Chimbinha são de carne e osso e como todos nós, o casal tem suas limitações e necessidades e cabe a nós, como fãs e admiradores do trabalho deles, entender. 

Alguns fãs ficam chateados quando o casal acaba não atendendo a seu pedido de tirar uma foto ou um autógrafo (o que é muito difícil de acontecer), mas essa "chateação" deve ser entendida, uma vez que Joelma e Chimbinha são seres humanos e precisam de privacidade. Em 2009, por exemplo, durante a festa de lançamento da loja Calypso Vest no Shopping Castanheira, em Belém/PA, Joelma foi impedida pelos seguranças de descer até o andar onde a loja estava instalada por conta do frenesi em que os fãs estavam e os acidentes que eles poderiam causar, uma vez que haviam crianças no local. Resultado: A festa acabou mais cedo e muita gente voltou pra casa frustrada, por conta da confusão que eles mesmos criaram. Confira o momento em que Joelma foi barrada pela equipe da segurança do Shopping de descer as escadas no vídeo abaixo:


Além dessa, muitas outras situações do tipo já foram observadas, sobretudo após o show, quando Joelma e Chimbinha recebem os fãs no camarim (coisa que muito artista por aí não faz). A equipe do Calypseiros presenciou a ocasião em que, após um show realizado em Vigia de Nazaré/PA, durante uma visita aos bastidores, um integrante de um fã clube carregou Joelma no colo e começou a girar com ela descontroladamente, em seus braços. Assustada, a loura pediu pra que ele parasse e como ele não atendia ao seu pedido, a cantora acabou mordendo o ombro do rapaz. Claro que Joelma não tinha a intenção de machucar e nem prejudicar ninguém. Tudo não passou de uma brincadeira. Porém, o rapaz saiu do camarim irritado e inclusive desferiu comentarios ofensivos à integrantes da produção que tinham orientado ele a não fazer mais isso.

Recentemente, Joelma se pronunciou sobre o comportamento inorportuno de alguns fãs da Banda Calypso. Confira no vídeo abaixo:


Se formos analisar cada uma dessas situações, não vamos terminar hoje, visto que elas, infelizmente, ainda são rotineiras. Tudo o que precisamos saber é que Joelma e Chimbinha são seres humanos, como todos nós. Precisam de privacidade, descanso, de tempo para a família. E nós, como fãs, devemos entender essas limitações, uma vez que os Calypseiros são mais que fãs, são uma família. 

0 comentários:

Recent Posts

Latest Tweets

Flickr Photostream