Blog

DOC: O jogo de interesses na Comunidade Oficial

Favorecimentos evidentes na Comunidade Oficial são o tema do "Documento" deste mês


Documento Calypseiros Calypso
DA REDAÇÃO - Não é de hoje que se ouvem reclamações sobre a Comunidade Oficial da Banda Calypso no Orkut, sobretudo pela constante "invasão" de perfis fakes e sobre postagens desnecessárias no fórum. Tais reclamações provém sempre dos membros da mediação da Comunidade. Porém, o foco da nossa matéria no "DOC" hoje será um pouco diferente. 

Um dos maiores parceiros do Calypseiros, o renomado Portal Calypso, fez, há algum tempo atrás, uma matéria questionando a Liberdade de Expressão na Comunidade, no quadro "Analisando", e hoje, nós iremos retomar este assunto, porém através de um outro ângulo. 

Comunidade Oficial Calypso


Além das situações de veto indevido por parte da mediação em postagens no fórum da Comunidade, algumas outras situações reforçam a existência de FAVORECIMENTO na mesma. Muitos membros que têm informações ou conteúdo interessantes para compartilhar acabam sendo censurados e muitas vezes taxados por uma espécie de "cúpula" que existe na Comunidade. 

Por exemplo: Ontem à tarde, um membro postou no fórum o link de uma Comunidade que ele tinha feito unica e exclusivamente para disponibilizar o download da discografia completa da Banda, que pela notória organização dos posts, havia dado bastante trabalho para ser feita. Outros membros da Comunidade até agradeceram e começaram a fazer os downloads, até que, no início da noite, a mediação havia apagado o tópico sem dar sequer nenhuma explicação, como de costume. 

Porém, é só abrir agora o fórum, que postagens do tipo abaixo povoam a sua tela:

Postagem Comunidade Calypso








É importante que todos tenham direitos e deveres em uma Comunidade, seja ela na vida real, ou virtual. É um fato também, que a mediação da Comunidade Oficial da Banda Calypso (não em sua totalidade, que fique bem claro) tem seus interesses em deixar ou não que informações sejam divulgadas para os membros. Este fato ficou muito mais evidente hoje, quando o mediador Ângelo (@AngeloCalypso) demonstrou, através de seu perfil no Twitter, indignação pelo fato de informações inéditas da Banda Calypso, como as que saíram sobre o novo CD, que já está finalizado, serem disponibilizadas por perfis pessoais de "funcionários" (Como ele qualificou ou produtores e compositores da Banda Calypso). Veja:


Além disso, o mediador central da Comunidade Oficial anunciou sua "greve", com os seguintes dizeres:

Postagem Twitter Calypso
É válido relembrar, caro internauta, que a Banda Calypso foi muito seleta em escolher a Comunidade que seria oficializada e a equipe inicial de moderadores (a qual Ângelo faz parte), pensando na melhor qualidade de divulgação de informações oficiais para os fãs e é meio cômico a forma como algumas pessoas resolvem se abster da responsabilidade a qual se comprometeu. 

Quanto à divulgação de informações, Joelma e Chimbinha tem total confiança na equipe com a qual trabalha e se as informações são disponibilizadas, é certo que têm a aprovação do casal. Então, se você tem a responsabilidade de coordenar uma Comunidade e disponibilizar informações à quase 200.000 mil fãs e decide por conta própria se abster de tal responsabilidade, entregue seu lugar a alguém que possa fazer melhor o seu trabalho

A Comunidade Oficial da Banda Calypso no Orkut foi e continua sendo a fonte de informações de muitos fãs da Banda no Brasil e no mundo. Diversas notícias saíram primeiro lá do que em qualquer outro lugar. Qual o problema em, vez ou outra, uma informação ser divulgada por quem fez o fato (como no caso das informações sobre "The End" divulgadas por Beto Caju)? Isso se chama egoísmo!

Se você também é contra o favorecimento da cúpula de membros da Comunidade Oficial e assim como nós, acredita que Joelma e Chimbinha também não sejam condizentes com tais fatos, faça como nós. Compartilhe a sua opinião divulgando este artigo em suas redes sociais e garanta que a sua voz também seja ouvida. 

Diga não ao monopólio da Informação. Diga sim à Liberdade de Expressão!

0 comentários:

Recent Posts

Latest Tweets

Flickr Photostream